Inspecção da industria de água engarrafada

A água engarrafada é a alternativa que a maioria das pessoas pensa em primeiro lugar quando descobrem ou suspeitam que a água da sua torneira pode estar contaminada.

Atualmente muitas pessoas bebem água engarrafada simplesmente porque preferem o seu sabor ao da água da torneira.

A água engarrafada, com um valor até 1 Euro por litro, comparado com a “água da torneira, é uma indicação óbvia de como o público se sente em relação ao que estão a beber.

No estado da Califórnia, Estados Unidos, por exemplo, um em cada três consumidores bebe água engarrafada.

Nem todas as águas engarrafadas provêm diretamente de “montanhas de correntes frescas”.

Hoje, muitas das empresas de água engarrafada purificam a água que vendem. Esta tendência deverá favorecer os fabricantes que despertam o público, e no pior dos cenários fornece a evidência de que é mais seguro beber água purificada do que água “fresca”.

A EPA (Environmental Protection Agency) avaliou que a vigilância bacteriológica, na maioria dos casos, era inadequada e 8% da água testada revelou a evidência de algumas bactérias.

  • 8% das amostras examinadas de água engarrafada, comprovaram a presença de organismos coliformes, sendo um indicador da potencial presença de bactérias patogénicas. Altos padrões de medição revelaram evidências adicionais de contaminação.
  • Eram notáveis as mudanças totais nos altos padrões de medição, nas 25 amostras que são examinadas durante os 63 dias de armazenamento de testes.
  • Foram encontradas discrepâncias entre a composição química real e a indicada ou implícita no rótulo.
  • As análises bacteriológicas e químicas da água engarrafada, como medida de controlo de qualidade, eram geralmente deficientes e não eram executadas com regularidade.
  • Baseados em critérios que cobrem 8 categorias de higiene, foi revelado que o engarrafamento, em muitos dos casos, não era executado em condições de higiene.

A higiene dos empregados e a manutenção das instalações é muito importante, uma vez que o produto água está sujeito à contaminação proveniente do ambiente físico e das pessoas.